Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Fifth Birthday tickers

março 26, 2007

Quem é a mãe afinal?

Sábado à tarde nem saímos, o Sr.Marido foi ao escritório, a D.Rn ainda dormiu mais 2 horitas e eu e a D.Rf ficámos enroscadinhas no sofá a ver um filme (“Agarrem Esse Bebé” – ou coisa que o valha). Ainda fechei os olhos e ela toda contente, veio tapar-me com uma mantinha.

Malditos Dentes II (ou Sexta Feira 13)

A D.Rn apesar de não ter febre, teve uma noite terrível, só depois de 4 horas a penar é que a consegui adormecer.

1ºDeitei-a na cama dela e deitei-me de mão dada com ela (através das grades).
Ria-se, falava, punha-se de joelhos, levantáva-se...

2ºComeçou a chorar e passei-a para a minha cama.
Mexia-me no nariz, nos olhos, viráva-se de barriga para baixo, de barriga para cima, de joelhos (nada!)

3ºTentei dar-lhe água.
Não quis!

4ºO Sr.Marido foi buscar um biberon de leite (Insistente!).
Nem vê-lo!

Finalmente adormeceu e passado um pouco passei-a para a cama dela mas o resto da noite foi agitado chorou muitas vezes e perdeu a chucha outras tantas.

No Sábado acordou quase à 11.00h, até seria bom não fosse a D.Rf ter acordado às 08.00h. Felizmente acendi-lhe a televisão, fui-me deitar e ainda consegui dormir quase até às 09.30h.

Penas ou Asas?

-Mamã o que são Andorinhas?
-São pássaros.
-Não são nada, são borboletas!
-Não são nada borboletas, são pássaros.
-Não, são pássaros porque tem asas.
-Então e os pássaros não têm asas?
-Não, têm penas!

Na sexta-feira

IC19 congestionado às 16.30h (como???), quase a chegar ao destino percebi porquê, acidente claro, havia farinha (pó branco para ensopar o óleo derramado) no chão.
Digo:
- Ah! Agora percebo este trânsito todo. Estás a ver aquele pó branco na estrada? É por causa do óleo que está espalhado, senão os carros escorregam.
Pergunta de futura mecânica:
-O óleo do motor???
Eu com 4 anos nem sequer sabia que os carros tinham motor quanto mais que o motor tinha óleo...

Finalmente consegui ir lavar o carro mas só por fora porque não faziam limpeza por dentro. Eu também não tenho coragem de a fazer (bem apanhadinho ainda lá encontro 1 ou 2 pacotes de bolachas esmigalhadas, papéis e envólucros de todas as espécies para não falar de canetas, lápis e brinquedos afins).

Enquanto estavamos à espera da nossa vez estavamos mesmo ao lado do Midas (onde fazem reparações e mudanças de óleo e de pneus e tal). Está um carro no elevador e começam a içá-lo:
-Uau! Mamã aquilo são os motores?

Depois foi um festival com as duas metidas no carro e ao passar pela máquina começou uma choradeira tão grande, com medo, não sei de quê, talvez de ficarem lavadinhas... A mais velha começou a chorar por medo e a outra por solidariedade, que chinfrineira.

março 23, 2007

Logo de Manhã!

Levantou-se quando eu estava a sair do banho a pensar que já era tarde, pois não é costume acordar sozinha tão cedo.
-Mamã, hoje vamos onde? (Como faz no Fim de Semana.)

Agora anda com a mania (por sinal muito engraçada) de se levantar logo de manhã a contar os sonhos que teve.(Não sei se são sonhos que teve realmente ou que gostava de ter tido...)

Hoje:
-Mamã hoje sonhei que eu e tu estávamos a voar, a mana também vinha mas ao teu colo (a mana ainda é pequenina, não sabe voar - pensei eu) e o papá também (devia ficar bonito o Sr.Marido com asas!).

O IC19 estava impossível por isso resolvi vir por outro caminho (mais longo mas pelo menos é sempre a andar). Passámos pelo campo e a D.Rf ao ver um morro cheio de pedras e árvores diz:
-Mamã olha ali uma ilha...

Dentuça Bobona!

Pois é esta noite também não foi lá muito famosa, a D.Rn tem 4 pré-molares a nascer ao mesmo tempo e tem estado cheia de febre e muito rabugenta. Ontem tive que estar com ela ao colo o tempo todo, muito de vez em quando conseguia pô-la no chão ou na cadeirinha entretida com alguma coisa mas depressa se cansava e vinha pedir colo, além disso não quis jantar e nem sequer um biberon de leite. Durante a noite tive que recorrer ao Brufen porque o Ben-U-Ron já não estava a resultar e enquanto nmão fez efeito tentei arrefecê-la com uma toalhinha molhada na testa (devo dizer que resultou).

março 22, 2007

Respondónios (neurónios específicos para responder a pelo menos 30 perguntas seguidas)

Não tenho!

Levei o caminho todo, (IC19) que hoje não estava fácil a recitar o significado dos Sinais de Trânsito que ela (D.RF claro, a D.Rn não está nem aí) ia vendo ao longo da estrada. Por impossibilidade de estacionamento no local de sempre (à porta da sogra) deixei o carro na rua transversal e depois de deixar lá a D.Rn segui por outro caminho para a escola da D.Rf. Depois de me desviar, 1º para deixar passar uma ambulância e logo a seguir para deixar passar um carro dos bombeiros, barulheira dos diabos e neurónios a tilintar, começa o inquérito:
-Para onde é que vamos?
-Este não é o caminho para a minha escola!
-Onde é que me vais deixar?
Eu:
-Na escola, claro! Vamos por outro caminho mas vamos lá ter ou achas que a mamã te ia deixar onde? (já a refilar que nem conseguia pensar que ela fazia as perguntas todas seguidas e que eu ainda tinha a cabeça a zunir das sirenes)
Ela:
-Acho que me vais deixar numa escola que eu não conheço com meninos que eu não conheço! Eu quero ir para a minha escola!
Quando chegamos a uma parte do caminho que ela já conhece:
-Vês? Já estás a conhecer o caminho?
-Já, mas ainda não estou a ver a minha escola... (continuando desconfiada)

Manhã Submersa

Hoje de manhã a coisa foi complicada. A D.Rn já dormiu melhorzito e quando me levantei para ir tomar banho, fui (como sempre faço) espreitar e tapar a D.Rf, quando lá cheguei ela acordou e:
-Mamã, fiz xixi na cama!
Acontece aos melhores até a mim já me aconteceu mesmo depois de adulta.
Resultado, mudança de pijama e ala para a minha cama (para ao pé do papá).

Boa!

Depois de muita "autodidatisse" e a ajuda preciosa aqui da amiga a coisa está a compor-se. Isto aqui já está a ficar com melhor aspecto não acham? Mas ainda quero fazer mais umas coisitas...

março 21, 2007

Dia do PAI (Cont.)

Esqueci-me de dizer que o Sr. Marido foi convidado a passar lá na escolinha da D.Rf, um bocadinho da tarde com direito a brincadeira, lanchinho e medalha (seria de bom comportamento? - não me parece!).
A prendinha foi uma pasta para guardar um bloco de notas... (estava tão gira!!! - se conseguisse punha aqui uma foto! Ah!Ah!Ah!). Um prenda sempre útil para o Sr.Dr.

Finalmente Santoro

Ontem começou o “Lost” na Fox, que fixe, infelizmente não consegui ver o episódio todo porque fui muito solicitada pela D.Rn e tive que me ir deitar (apesar de não ter conseguido dormir muito). De qualquer forma acho que prefiro ver no Domingo na RTP1 porque deve dar um resumo alargado da última temporada e eu já não me lembro bem como aquilo terminou...

Autodidata

Estou a tentar pôr uns Stickers lá em cima mas a coisa não está fácil, isto está sempre a dar erro...(erro na linha 32 – porque raio é que isto acontece? O que raio é um erro na linha 32? Qual linha 32?)

Mais p'ra lá do que p'ra cá

Hoje é assim que me sinto, a D.Rn passou mal a noite, tem o nariz entupido e por isso não consegue respirar, abre a boca a cai-lhe a chucha, choraminga porque a quer de volta, ponho-lha na boca e não consegue respirar (on and on and on). Estivemos nisto a noite toda. Às 5 da manhã acendi a luz pûs-lhe um bocadinho de Rynomer e dei-lhe água (adora água a miúda). Sentou-se na cama a conversar e a apontar o dedito para os bonecos de peluche que tem na cama e a chamar-hes “Gatum”. Depois o Sr. Marido foi buscar leite (tem a mania que sempre que ela chora é porque tem fome), bebeu um bocadinho e continuou a ladainha. Finalmente por volta das 6 já estava quase ferrada e passados 10 minutos tive que me levantar. Resultado: olheiras até aos joelhos (thank God for make-up).

março 20, 2007

Dia do PAI

Ontem, fiz um postalinho para D.Rn dar ao pai, a Rf não precisa porque já faz ela própria a prendinha na escola, depois dei-lho e disse:
- Vai dar ao Papá!
Ela achou muita piada e começou a andar pela casa com o postal na mão e a repetir vezes sem conta:
- Papá! Papá! Papá!
Mas sem a intenção de lho ir entregar...

Follow-Up

Na semana passada estive fora, por isso não tenho vindo aqui. Tive dois dias em formação em Excel intermédio, estava com receio de não ficar a saber nada de novo mas fiquei agradavelmente surpreendida pois aprendi várias coisas novas que se podem tornar numa mais valia para o meu dia a dia.
Os restantes três dias foram no Algarve em Reunião de Ciclo num Resort muito bom. Tivemos algumas "actividades" (poderiam ter sido horas no SPA mas não foram)que ajudaram na consolidação das relações interpessoais entre os colegas (a saída à noite para a Disco também) e também serviu para aprender coisas novas, como por exemplo - manter os canais lubrificados, porque não??
Pena termos passado os três dias encarcerados nas catacumbas quase sem ver a luz do Sol e a comer aves (em 6 refeições 4 foram de aves - faria parte da tortura?), viemos de lá todos a cacarejar (se bem que em alguns de nós esse já é o estado normal e também temos os nosso galos de serviço - muito galo para pouco poleiro).


Novidades
dos Rs não tenho muitas porque não estive com “eles” durante três dias. A Rn teve na 3ª Feira a consulta dos 15 meses e foi muito complicado (coitadinha da minha formiguinha!). Está traumatizada, cada vez que vê uma bata branca começa a chorar e pede colo. Noutro dia foi com a Avó ao cabeleireiro, as cabeleireiras tinham batas brancas, resultado – muito choro. Levou as vacinas da praxe e foi uma valente, até a enfermeira comentou. Quase não chorou, só quando foi a segunda picada e mesmo assim foi mais um gemido, quando a mudei de posição para levar a segunda senti logo o corpo dela a ficar tenso (já sabia que lá vinha segunda dose).
Telefonei para a Avó para saber notícias e a primeira noite não foi muito famosa, a D.Rn acordou à meia noite e queria ir para a Disco, esteve no paleio até às 4 da matina.

A Rf esteve nas suas 7 quintas adora ir para casa dos avós (os avós deixam fazer tudo, quem é que não gosta?), ainda por cima levou a cama das princesas para dormir...

O Sr. Marido esteve três dias de férias a trabalhar (sem ninguém em casa para "chatear" só o Sr.Freddy que também não chateia muito) com sofás e comandos só para ele - o sonho de qualquer homem.

No Fim de Semana não fizemos nada de especial, como estava muito bom tempo aproveitámos no Sábado à tarde para ir ao parque e no Domingo ficámos por casa.

TV
Quanto tempo teremos agora que esperar para ver o resto do “Prison Break”, esta história das temporadas é uma treta, quando começamos a ficar empolgadas com o enredo, pára tudo?
Felizmente vai recomeçar o "Lost" que também é muito bom, assim como o Santoro...

março 09, 2007

Vem Aí!!!

Vem aí a Primavera, finalmente! Já não aguentava mais dias frios cinzentos e tristes. Hoje saimos do escritório para almoçar e soube tão bem apanhar com este solzinho... Só me apetece ir para um prado ou coisa assim, cheio de relva e sentarmo-nos todos no chão, numa manta a fazer um belo de um piquenique, assim, no meio do nada só com passarinhos e borboletas e flores, muitas flores que a minha Rf adora apanhar flores para me dar (ou para dar a qualquer outra pessoa).

Afinal
O meu congestionamento é alergia, a quê não sei, há décadas que não tinha uma alergia mas anda muita gente do escritório a queixar-se de alergias (pode ser a tanta coisa - carpetes, ar condicionado, trabalho, etc...).

março 08, 2007

Ainda no carro!

- Mamã como é que é esta canção? (uma dos Morangos com Açucar – ela não vê mas conhece)
Trauteia um bocadinho e espera que eu cante o resto, eu digo mais duas ou três palavras do refrão.
- Então e o resto??
- Só sei este bocadinho!
- Tenho que perguntar ao papá, ele sabe! (deve ,deve)

- Olha, quando chegares ao teu trabalho, telefonas ao papá e perguntas-lhe, está bem?
- Claro filha...

Acordar de Manhã

Mais um esquema para a levantar de manhã sem birras. Há uns tempos atrás era o comboio do xixi, pegava-lhe ao colo e lá íamos nós de “pouca terra, pouca terra” até à casa de banho mas este esquema deixou de funcionar.. Agora, e por sugestão dela:
- Mamã, abres o estore, dás-me um beijinho e vais fazer a papa!Sim?
Quando volto da cozinha com o pequeno almoço, já está acordada, às vezes escondida debaixo dos lençois mas na brincadeira, já bem disposta. Que bom!

março 07, 2007

No carro!

- Mamã, lembras-te da Família Galaró? Sabes porque é que o fantasma estava no planeta negro?
- Qual fantasma?
- Então! Não te lembras da família galaró?
- Lembro, mas não havia lá nenhum fantasma, era um espantalho!
- Mas eu não sei dizer isso.
- Então diz lá espantoso.
- Espantoso.
- Agora diz espantalho.
- Não consigo!
- Então diz lá espantar.
- Não consigo! Mas consigo dizer Legumes.
Suficientemente parecido com espantalho???? Não me parece.

Continuando a conversa:
- Mamã, amanhã tenho Música?
- Não, tiveste ontem...
Resposta muito pronta:
- Não, não minha amiga...
Minha amiga? Onde é que ela aprende estas coisas?

Cá vai o desafio de uma amiga:

# 7 coisas que faço bem (acho eu) :
Cozinhar
Contas
"Mexer" no computador
Conduzir (apesar de ter começado tarde)
Poder do desenrasque

# 7 coisas que faço mal ou não sei fazer :-(
Costurar
Desenhar
Qualquer tipo de Trabalhos Manuais

# 7 coisas que me atraem no sexo oposto ;-)
Olhar
Sorriso
Humor
Mãos
Lábia
Saber lidar com crianças

# 7 coisas que digo
Filhaaaaa!!!
Deixa a Mana!
Não mexe aí!!
Anda para a mesa!
Anda tomar balho!
Anda para a cama!
Vai arrumar as tuas coisas!
(ultimamente só digo coisas deste género)

# 7 actores/actrizes
Sean Connery
Will Smith (vi no Sábado um filme com ele e achei que estava muito bem – Em Busca da Felicidade
Nicholas Cage
Jodie Foster
Angelina Jolie
Charlize Theron

março 06, 2007

Enroscadinhas!

Esqueci-me de contar, no passado Sábado à noite estivemos as duas enroscadinhas na cama dela a ver o "Montros & Companhia". Eu e a Rf claro (a Rn já estava a dormir) Soube tão bem! No dia a seguir à tarde e depois da sesta também se foi enroscar a mim no sofá quando estavamos a ver "Em Busca da Felicidade". Cada dois no seu sofá (Sr. Marido com D. Rn e eu com a D. Rf) que espectáculo!!!

Parece impossível mas ainda estou congestionada, assim que passa o efeito do Rinocoiso fica tudo estragado (já lá vão duas semanas) amanhã tenho consulta aqui com o médico da empresa, vamos lá a ver!

Ontem, quando fui dar banho à Rf, e como não posso deixar a Rn por ali à solta, sentei-a na cadeirinha e fui experimentar o canal Baby TV. Enquanto a Rf tomou banho não a ouvi. Depois tirei-a de lá e deixei-a ir à vida dela quando ouvi a Rf a refilar, a D. Rn andava a brincar e punha-se em frente da televisão, e quem estava a ver o Baby TV com muita atenção era a Rf. Vá-se lá perceber esta gente miúda.

Agora que já anda "à solta" por todo o lado, enquanto estou a fazer o jantar vai ter comigo e encosta a testa nas minhas pernas (um miminho) depois vai-se embora toda contente.
Ontem só dava beijinhos a torto e a direito, mas para o ar porque se se lhe encosta a cara, já não há beijinho para ninguém. Só dá beijinhos a ela própria (é muito narcisista a minha Rn). Vai para a porta do roupeiro olha-se ao epelho e cá vai beijo:
- Gosto tanto de mim! (Que bom, filhas com autoestima em alta).

março 05, 2007

Piscina de Bolas

Este Fim de Semana lá fomos para a festinha de aniversário do Sr.Tiago, a D. Rf não o conhecia de lado nenhum mas isso também não foi importante, quando toca a divertir não interessa se é amigo ou não. A festa foi num parque de diversões em Mem Martins (Hubi Parque), até era engraçado e o fixe é eles andarem à vontade sem correrem riscos. E foi vê-la a mandar-se de todas as maneiras para dentro da piscina de bolas. Eu também gostava de ter uma piscina daquelas para mim, deve ser fixe. Porque é que não fazem parques de diversões destes também para adultos?

Foi bom rever aquele casal de amigos que não viamos há tanto tempo, ficou combinado uma visita porque no meio da festa nem deu para conversar com calma.

março 01, 2007

Aprendeu com o Freddy?

A D.Rn em vez de fazer festas dá turras...

Ainda ontem o Freddy ia a passar e eu disse:
-Rn faz um festinha ao gato.
E ela baixou a cabeça e cá vai disto.

Ainda outro dia ficou com a minha mãe e quando foram passear à rua passaram por uma Sra. que ia a passear uma cadelita, a minha mãe:
-Rn faz uma festinha ao cão.
E ela, baixa a cabeça...

Histórias ou Estórias?

Não houve histórinha quando foi para a cama, fez birra para se ir deitar e como ralhei com ela queria que fosse o papá a contar a história mas o papá não pode e assim ficou sem história (ela é que quis assim...).

Isto por aqui continua muito congestionado, nem sei o que fazer mais (se calhar a soda cáustica era mesmo uma opção).

Agora quando lhe peço para fazer alguma coisa, tipo vestir o casaco ou apagar a televisão diz:
- Já estou a ficar cansada de ser tua criada!
Mais uma formiga com catarro lá em casa...

Disse-lhe que no Sábado íamos à festa de aniversário de outro Tiago (um que ela ainda não conhece) e ela diz muito depressa:
- Mamã não quero ir a casa do Tiago filho da outra Ana e do outro Rui! (o Tiago é que era outro...).

A D.Rn só quer andar por todo o lado, continua a adorar desligar o DVD da Rf que fica furiosa porque está a ver o filme. Então assim que vê a irmã aproximar-se pega nela (ela começa a espernear) e leva-a dali para fora mas, ela não desiste e volta à carga, é uma festa.

Continua a comer que é um mimo e já se desenrasca a dizer algumas coisas Gatum (gato, não só o Freddy mas qualquer um que se atravesse no seu caminho ou qualquer animal relativamente semelhante) e pã (serve para pão e bolachas). Outro dia estavamos em casa da minha mãe e ela tinha lá uma lata de bolhachas (Butter Cookies - adoro) as quais tivemos todas a comer. Depois do jantar ela passou pela cozinha mandou a chucha para o chão e apontou para a lata:
-Pã!
Isto dito com um ar autoritário que quer dizer dá e já...
É como com os xaropes, a D.Rf nunca gostou muito de xaropes (remédios em geral) e era muito difícil tomar, a D.Rn assim que vê um frasco de xarope manda a chucha pastar e abre logo a boca com um ar divertido.

Hoje de manhã iam as duas no carro com um ar muito erudito, a D.Rf com um livro da Anita que foi "lendo" alto pelo caminho a D.Rn com um livro daqueles rijos e com bonecos (mesmo para bébés), levava-o aberto no colo e olhava para ele com muita atenção.
-Mamã a mana não me empresta o livro dela!
-É porque o está a ler!
-Mas ela tem o livro ao contrário!
-Então empresta-lhe o da Anita.
-Não posso porque é muito grande e ela é pequenina! Mas posso emprestar-lhe a Sofia (Nenuco que a acompanha desde sempre - até já esteve aqui no meu trabalho)

Às vezes ela quer levar esta Sofia para a escola e esquece-se dela no carro, quando chega ao fim da tarde pergunta se a deixei sozinha e eu digo que não que veio para o trabalho comigo e depois faço o relatório, portou-se muito bem, comeu tudo, fez a sesta (a avó -eu- toma muito bem conta dela), fica toda contente.

Os outros Nenucos também tem nomes: há o Miguel (por sugestão minha, se a Sofia tinha o nosso segundo nome ele podia ter o segundo nome do pai), O Vicente (que é a paixoneta lá da escola), a Inês (a melhor amiga da escola) e a Lena (este não é um Nenuco, é um bebé que chora quando se lhe aperta a barriga - ela uma vez disse que não queria a Lena -colega da escola- na festa de aniversário porque ela está sempre a chorar - coincidência? não me parece).