Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Fifth Birthday tickers

abril 17, 2009

Ro, Ru e Ré ou A Vida Difícil de Três Ciclídios

O Sr. Marido anda a "montar" (salvo seja) um aquário de água salgada. As Rs querem um "Nemo" (peixe-palhaço) e ele arranjou assim uma boa desculpa para "plantar" mais um aquário na sala (já tinhamos um de água quente).

O aquário de água salgada demora muito tempo e paciência a "montar", primeiro há que criar um bom ecossistema antes de introduzir (só para não dizer meter) os peixes que é para eles não morrerem logo na primeira noite, até porque os peixes de água salgada são caros como o catano mais vale comprar um belo pargo, que vem já morto, mas que fica uma delícia no forno.

Primeiro entram as rochas, rocha viva (não, esta rocha não anda, nem fala, nem respira) mas tem pequenos organismos vivos (blharg!) e algas. Depois vêm as equipas de limpeza, que serão responsáveis por limpar a porcaria que os peixes fazem. Colocar peixes sem equipa de limpeza podia dar origem a um aquário todo cagado. As equipas de limpeza serão constituídas por animaizinhos do tipo camarões (uma lagosta é que era), caracois e outros rastejantes afins (já estão a ver de que é que os burriés e as gambas se alimentam não estão?).

Do lado oposto da sala tenho o aquário de água quente com os amigos Ciclídeos. Três, cada um quase do tamanho da palma de uma mão o que impossibilita a entrada de outros habitantes no aquário que iriam na certa fazer de almoço. São o Ro o Ru e a Ré (não são nada, não têm nomes mas apeteceu-me agora mesmo inventar) ou não porque eu não sei o sexo dos bichos embora tenha a mania que o laranja é "gaija". Parece que tem uma barriguinha saliente de prenha mas por outro lado parece que tem uma proeminênciazita na parte traseira que poderia muito bem passar por uma pilinha (será a barriga apenas uma barriga de cerveja?).

Quando fomos há terra agora na Páscoa o Sr. Marido decidiu que o que ficava bem no aquário era mesmo areia do rio, por isso no Sábado lá fomos ao Tua buscar areão. Na Segunda chegámos a casa cansados depois de uma viagem bastante longa, cheios de malas para desfazer e porras para a arrumar e o que é que o Sr. Marido vai fazer? O quê? Mudar o areão do aquário (pior que os putos com um brinquedo novo). À noite, antes de me deitar olhei para o aquário e não vi os peixes, nem os peixes nem mais nada porque era um "nevoeiro" tal que nem com os faróis ligados eu via os desgraçados dos Ciclídeos.

Terça Feira quando me levantei ainda estava tudo na mesma, parece que a porcaria do areão do rio estava cheio de lodo e não resultou. Nesse dia, à noite, chega o Sr. marido com uma saco de areão que tinha ido comprar ao Leroy porque aquele estava tão cagado de lodo que não havia nada a fazer. Lá foi ele outra vez tirar a água do aquário (que só leva 100lt) e tirar os peixes (primeiro tirou os peixes porque eles se calhar não se íam dar bem com a falta de água) e o areão e lavar tudo, pôr o areão novo e a água e os peixes outra vez.

Tudo bem, ou talvez não porque na Quarta de manhã quando me levantei não se viam os peixes outra vez, aquele areão era muito fino (como em contrário de grosso e não chique) e não havia meio de pousar. Ao fim do dia quando cheguei a casa já estava tudo mudado outra vez. Ele tinha-se levantado e ficou a pensar que os peixes assim não íam conseguir respirar por muito tempo e por isso, antes de ir para o tabalho, esteve outra vez a tirar os peixes e tirar a água e tirar o areão. Quando chegou a casa, à noite, já trazia outro.

Agora sim está tudo OK. O areão bem acente e bonito, as pedras a servirem de casinha (os peixes gostam de dormir debaixo das pedras de lado, quase deitados no chão) e só falta comprar as plantas para completar o ramalhete...

Este tempo todo o que terão pensado os Ciclídeos? Oh não lá vem ele outra vez! Socorro!!!!

Bom fim de semana

16 comentários:

Maga disse...

caramba, que odisseia! e que paciencia... gabo-vos a pachorra! e lamento-vos a próxima conta da água :(
bom fds! (ciclídios incluídos)

ps: era escusado lembrar-nos o que comem as gambas, não? malvada!

Gi disse...

O teu marido também trata assim com igual desvelo as 3 R's que lá tem em casa? ;)

pensamentosametro disse...

AHAHAHA, Rituxa, não me rio de ti, rio-me contigo. ri porque é o melhor remédio, conheço bem todas essas manobras o meu filho mais novo é fanático da modalidade, ele é peixes de água quente, de água salgada, exóticos e mais estes e aqueles. Tudo acondicionado em aquários gigantes que há dois anos graças a Deus, marcharam apra casa dele. Olha, tou solidária.

Bjos

Tita

Anónimo disse...

Chiça que canseira!
Não acho muito piada a aquários! E não tinha a Vossa pachorra! Livra!

fj disse...

tb já fui assim durante alguns anos, até ao dia em que um dos aquários despejou os quase 150litros de água em cascata ao longo do móvel até chegar à cozinha...

Do local do aquario até à cozinha, passando pelo corredor a agua percorreu cerca de 8 metros por 1,50 de largo...na altura (inverno)tentei apenas salvar os peixes...esqueci por completo os moveis...o chão (que não era impermeável) e outros acessorios qu não sabiam nadar.
Prejuízos?? muitos... muito!
Até hoje...fiquei curado.
Desejo-te boa sorte!
BEIJINHOS

sonia disse...

Xiça que paciência TU tens para aturar isso!!LOL acho que me dava mesmo um xlique!!!

beijinhos a toda a familia de R's, peixes inclusivos

Fénix disse...

Essa saga é-me familiar... Mas com peixes de água quente...

Beijinhos e muitas felicidades para todos os R's (e peixes também)

Patti disse...

Vê lá se um dia chegas à banheira e apanhas um susto!

Hydrargirum disse...

"mais vale comprar um belo pargo, que vem já morto, mas que fica uma delícia no forno."

Com esta frase, e estou a morrer de dor de cabeca, fizeste/me dar uma gargalhada tal que tudo ainda estremeceu mais ca dentro!!!!

Adorei este post!...simplesmente discritivo e fabuloso!!!!:))))

Jinhos:)

Van Dog disse...

Ainda dizem que a canzoada dá muito trabalho!...

Carla disse...

Bolas...que paciência a que existe em casa dos 4Rs...

bj e bom fim de semana a ver o "Nemo"

Anónimo disse...

Já passei por essa fase dos aquários,
Cheguei mesmo a ter uma mega-aquário, numa mesa perto da cama.

Gastei imenso dinheiro em peixes,até descobrir estes, os meus preferidos:

http://www.elacuarista.com/atlas/images/Cichlasoma_facetum_copyJLBlanco.jpg

São espertos, resistentes, dominadores, tomam conta dos filhos puxados-os para dentro da boca para os proteger.

V. disse...

Ahahah, já me fartei de rir com o Ro o Ru e a Ré, ahahah e coma aventura do teu R haja paciência para um aquário!

:D

( em repeat tens o avanço do albúm, já lá está a buééééééé!!)

Vanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aragana disse...

é por isso que eu nunca vou querer um aquário. erhehehehehe

Maria do Consultório disse...

Eu ando stressadíssima com estes cabrões destes peixes! De vez em quando, ali fica um armado em nhónhó, no fundo, e eu fico aflita a pensar que vão quinar. Afinal estão a dormir...