Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Fifth Birthday tickers

junho 15, 2007

Readings

Ultimamente aqui na Blogosfera têm-se falado muito na leitura. Para mim ler é um dos maiores prazeres logo a seguir a dormir e comer precisamente nesta ordem, bom ainda há mais um ou dois pelo meio mas pronto acho que dá para perceber que é uma coisa que me enche as medidas. O meu sonho era ter uma biblioteca só minha (está bem, os outros R’s também lá podiam entrar mas sem mexer – prezo muito os meus livros, ao ponto de não gostar muito de os emprestar) com um sofá bem confortável. Ultimamente, e por razões óbvias a minha leitura resume-se ao correio (na maior parte das vezes publicidade, panfletos dos hipermercados e a Dica) e a uma ou outra revista (normalmente já bastante desactualizadas) nas salas de espera dos médicos.
Mas o meu gosto pelos livros mantém-se e estou a tentar incutir nas minhas R’s esse mesmo gosto para que possamos mais tarde partilhar livros e comentar as histórias como fiz com a minha mãe que também é uma amante da leitura. Assim sendo, passo a vida a comprar livros para as R’s.

Todas as noites conto uma história à D.Rf antes de dormir e ela insiste em que o livro em questão fique na cama com ela essa noite. As histórias que ela mais gosta são os contos de sempre (Cinderela, Branca de neve, A Pequena Sereia) que eu leio e releio sem que ela se farte de as ouvir vezes sem conta. Noutro dia acabei uma das histórias e ela ao ver a página com o título da história seguinte diz:
- Mamã, amanhã é a da Princesa e a Ervilha!
E era mesmo. Como é que ela sabia?
O título da história está escrito sobre um colchão (que a mim me parecia uma moldura de texto normal) e num dos cantos da página está uma pequena vagem de ervilhas. Nada mais óbvio...

A D.Rn também gosta de livros e não é raro vê-la sentada no carro com um livrinho no colo a desfolhá-lo muito lentamente e com muita atenção, é um mimo! Com a agravante que se o caminho tiver muitas curvas a pequena enjoa. Eu também enjoo se for a ler no carro...

Não tenho nenhuma preferência quer no tipo de literatura (romances, policiais, terror, históricos, fantástico) quer nos autores, desde que a história me prenda qualquer coisa marcha. Às vezes até me sabe bem ler um livro pipoca, daqueles que não é preciso pensar, é só ler (tipo Margarida Rebelo Pinto). Mas quando quero mesmo ler o livro sou teimosa e quando eles começam a dar luta (tipo Versículos Satânicos) vou até ao fim. Nem gosto de deixar livros a meio, quando me começo a chatear com a história paro, faço uma pausa e leio outros e depois lá volto já com outra disposição...

Nota: Tinha-me esquecido do título deste post. Já está!!!

6 comentários:

eskisito disse...

Sim, ler é mesmo dos maiores prazeres da vida. E, o facto de incentivares as R's a conhecer um livro e a amá-lo, irá torna-las especiais...palavra de professor.

maria cunha disse...

também leio quase tudo... e empresto quase todos os meus livros, alguns não chegaram a ter "v" de volta, mas...

quando era miúda apaixonei-me pelas histórias da Sophia Andresen... esses não empresto a ninguém ;)

gostei de passar por aqui... e obrigada pela visita... vou voltar de certeza

beijo

Rafeiro Perfumado disse...

Ler é viver, desde que a pessoa que escreve tenha esse condão de nos ensinar. Já a Margarida Rebelo Pinto...

Unknown disse...

E por falar em livros, deixei-te um desafio piquinino....


beijinho

Afgane disse...

Adoro ler, mas infelizmente falta-me tempo. Tento conservar uma bibliotece razoável, mas o espaço não é muito actualmente. Pena é que os livros estejam tão caros para um país que quer incentivar o hábito da leitura para a gerações mais jovens.
Até breve

Peste disse...

tb adoro ler :S mas o tempo q me sobra com o Pestinha 2... basicamente é para dormir :S

só espero q cresça rápido nesta fase para poder ser um pouco egoista e poder voltar..

beijos