Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Fifth Birthday tickers

maio 17, 2007

Reportagem

Adorei a reportagem que passaram ontem na SIC:

"Como poderá um velho viver plenamente os dias até ao último dia? Se não tiver dinheiro para uma vida farta? Se não tiver família que dele possa cuidar? A reportagem especial desta quarta-feira tenta dar resposta a estas questões. Em S. João de Areias, concelho de Carregal do Sal, um padre criou uma obra social voltada para os mais velhos. Começou por acolher os mais frágeis e desamparados na sua própria casa. A segurança social cortou-lhe a progressão da ideia e José António deu voltas à cabeça para a retomar noutros moldes. Hoje a instituição que dirige acolhe 200 idosos. Criou uma espécie de comunidade onde os mais velhos vivem entre si amparados pelos 50 funcionários da obra social. A filosofia do padre recolheu fortes adesões na terra. Hoje há gente sozinha que venceu a solidão abrindo a casa e acolhendo outros solitários. José António passa horas de casa em casa visitando e envolvendo-se com todos os residentes."

Por que é que uma pessoa quando chega a uma certa idade é depositada num qualquer lar onde é tratada como um objecto quando pode conviver com muitas outras pessoas ser ajudado e até ajudar outros. As pessoas assim sentem-se úteis e queridas e isso a meu ver ajuda. Além disso pareceu-me um convívio muito saudável. Gostaria de ver esta iniciativa a espalhar-se pelo país, era bom...

1 comentário:

Sapo Inquisitivo disse...

Eu cá gostava de ver aquelas iniciativas todas ( que acabam por dar em nada, mas...) para as crianças abandonadas e afins dirigidas aos nossos velhos, sim velhos, não quero saber do politicamente correcto, os nossos velhos são menos que os trapos. As crianças tem uma vida à frente, os velhos estão a acabar... ao menos que seja em dignidade.

Há Post Novo!

Cumps